quinta-feira, 15 de julho de 2010

SALTO ANGEL (O FINAL DA AVENTURA)

  
E, de repente, estávamos no acampamento. Finalmente, estávamos aos pés do Salto!

E eu podia dizer que, até chegarmos, pegamos muitas corredeiras. E foi em uma delas que Soraya se virou para trás e me disse: A gente começou aqui na Venezuela com uma super aventura. Se lembra? Sinamaica. E estamos fechando com outra, inesquecivel. (Soraya está indo morar em São Paulo.)


Eu podia dizer que o indio Luiz fez um super jantar para a gente.


E que dormir na rede não foi nada ruim.

Podia dizer que choveu por toda a noite e que na manhã seguinte o rio tinha subido muito. Podia dizer que, de repente, já era hora de partir.

Podia dizer que na hora de tomar a avioneta de volta a Ciudad Bolivar, com muita chuva, passei por uma aventura à parte. Por uma confusão no embarque, tive de me separar do grupo e meu aviãozinho foi parar em Puerto Ordáz. Algo como ser esperada no Santos Dumond e aterrissar em Cabo Frio. Tive de rodar uma baiana daquelas para que o pessoal do aeroporto pagasse um taxi para mim para eu fazer uma pequena viagem de quase duas horas e conseguir me reencontrar com meu grupo.

Sim, podia. Mas nada seria tão importante quanto aquelas horas em que estive junto ao Salto.



O Salto...

Imenso em seu silêncio.
Em seu jogo de esconder com meus olhos.
Poeira de água...
Núvem e rocío...



O Salto...

Perdido em sua verde distância.
Tênue e sólido.
Textura de sonho.
Paisagem concreta
Em sua presença lejana...



O Salto...

O jorro, a fúria, a angústia.
O choro dos deuses...
Alba hemorragia!





O Salto...

Ao encobrir-se,
Entre chuva e amanhecer,
Aos poucos me desnudou.
"Assim és...
Com seus limites e sua teimosia. 
Com sua infinita ânsia de infância.
Assim és...
Mi niña"



O Salto...

!Estuvimos allá!
Sim...
Lá estivemos.


(Para Soraya, Bragança, Claudia, Anele, Giordano, Lourenço, e, especialmente, para Lizete, por sua coragem e perseverança.)

(Nota: Foto noturna by Soraya)

(in pblower-vistadelvila.blogspot.com)

4 comentários:

Fazemos de Conta disse...

Que aventura Pat! Belíssimo texto emoldurando imagens de tirar o folego. Pela foto do Salto, valeu cada minuto dessa jornada. Obrigada por nos levar junto. Adorei.
grande abraço,
Lúcia

Eulalia disse...

Qualquer comentário desmereceria a grandiosidade do que senti ao ler sua aventura... parabéns, querida, pela aventura, pela coragem, pela ousadia!

Elza Martins disse...

Nesta vida a gente não para de se surpreender com a própria coragem. Que assim seja,sempre.Muitos beijos.

Celina disse...

querida, da aventura eu já sabia, mas jamais canso de me surpreender com sua poesia. agora, quero veR TODAS as fotos. mas cá entre nós, esse salto, foi um grande salto para você! que despedida hein?